Monitoria
Endereço: Praça Américo Simão, 102, Centro, Recreio - MG CEP: 36740-000 E-mail: escola.99252@educacao.mg.gov.br
Alimentação saudável
Escolher o que você come é escolher uma vida saudável.
Hoje em dia é muito fácil ir ao supermercado e comprar refrigerantes, biscoitos ou enlatados. Mas será que isso faz bem à saúde? O melhor mesmo é escolher água, leite, sucos naturais e frutas no lugar de refrigerantes, preferir a comida feita na hora e as sobremesas caseiras, dispensando as industrializadas. Veja os alimentos que fazem bem e os que fazem mal para a sua saúde:
Alimentos “In Natura”: O que é natural é saudável.
Frutas, verduras, legumes, arroz, feijão e cereais em geral, além de carnes, ovos e leite são a base de uma alimentação balanceada. Eles não sofrem alterações depois que saem da natureza e, por isso, são chamados alimentos “In Natura” e só fazem bem à saúde.
Óleos, gorduras, sal e açúcar: tem que saber usar.
Se você quer levar uma vida saudável, saiba que não devemos abusar do uso de óleo, banhas, manteiga, margarina, sal e açúcar. Se usados corretamente e na dose certa, esses alimentos deixam a comida mais gostosa e temperada. Mas cuidado! Ingerir esses alimentos em grande quantidade pode ser muito perigoso para o coração e para a pressão arterial.
Alimentos processados: consuma com moderação.
Os alimentos processados são fabricados pelas indústrias com adição de sal, açúcar ou vinagre para que eles durem por mais tempo. Conservas de legumes, doces em calda, carnes temperadas, sardinha e atum em lata, azeitonas, queijos são alguns exemplos desses alimentos.
Alimentos ultraprocessados: fuja deles!
Os alimentos ultraprocessados, que são fabricados pelas grandes indústrias, são os vilões da boa alimentação. Normalmente levam conservantes químicos, sal, açúcar e gorduras. Alguns exemplos desses alimentos são biscoitos, balas, sorvetes, macarrão instantâneo, pizzas, hambúrgueres congelados, salsichas, refrigerantes, empanados, salgadinhos de pacote e refrescos em pó. Como são desbalanceados e pobres em nutrientes, evite ao máximo o consumo desses alimentos.
Sua saúde agradece!