top of page

A Fanfarra teve sua estreia em 06/09/2018. O projeto teve sua criação para resgate cultural e incentivo aos alunos à cultura. Há mais de 2 décadas sem haver nenhuma fanfarra no município, teve grande apoio da comunidade que doou a maior parte dos instrumentos. Hoje, a fanfarra contém aproximadamente 50 integrantes e diversos instrumentos, dentre eles bumbos, surdos, tarois, caixas, pratos, liras, escaletas e cornetas. Com algumas apresentações em seu histórico, a Fanfarra no ano de 2019 (dois mil e dezenove) fez a abertura da 41ª Exposição de Recreio. Em novembro, participou do 1° Encontro de Fanfarras de Recreio. Atualmentre é comandada pelo Maestro Daú.

Quem foi Vilmano Francisco Vieira

Vilmano Francisco Vieira nasceu em 29/01/41 e faleceu em 24/09/17, filho de Virmano Vieira e Dulce Coelho Vieira e Waldira Lacerda de Mello Vieira. Sua carreira começou como professor formando a 1ª turma de Professores de Ensino primário do Colégio João XXIII (hoje Hospital São Sebastião) em 1967, trabalhou nas seguintes escolas do município: Olavo Bilac, João Damasceno e Cnec (atual Escola Municipal Professora Nice Damasceno de Almeida Muniz), até sua aposentadoria. Destacando como Professor de Educação Física, sempre com o esporte como forma de integração.

Desde os tempos de Jogador do Recreio Esporte Clube, participou da famosa partida contra o Fluminense, com o jogador Jair Marinho (ex-jogador da seleção brasileira). Sempre foi uma pessoa muito alegre. Tudo que envolvia festas estava presente. Realizou muitas Olimpíadas Estudantis (jogos de queimada, futebol, vôlei, corridas), gincanas (corrida de saco, ovo na colher, esquecidas hoje em dia). Suas aulas de educação físicas contava com exercícios físicos, jogos, dança e músicas. Muitos alunos ainda lembram das música do alface, rolinha, camaleão. Sempre foi um apaixonado por sua profissão. Por ser alegre, sempre se identificou com crianças e adolescentes. Criou a pintura da quadra no pátio externo do Olavo Bilac, bem como as balizas do gol de futebol (construídas pelos torneiros mecânicos da Rede Ferroviária de Recreio). Havia a equipe de futebol do Olavo Bilac, usava um jogo de camisa do Botafogo, doado pelo Jogador Zezé (Ex-jogador do Fluminense e Seleção Brasileira), mas torcedor do botafogo. No final dos anos 70 e início dos anos 80, idealizou uma fanfarra no Olavo Bilac com mais ou menos 12 instrumentos, onde se tocava apenas um ritmo, lembrando que na escola havia turmas somente até a antiga 4ª série primária.

Imagens

Apresentação

bottom of page